Na edição de 2020, no âmbito da categoria Formação, o prémio foi atribuído à aluna do MDUE Nataly Carvalho Machado pelo trabalho intitulado "Cidadania europeia no acórdão Rendón Marín: uma jurisprudência ambiciosa do Tribunal de Justiça da União Europeia", sendo ainda atribuída uma menção honrosa à mestranda Vanessa de Ramos Keller pelo trabalho intitulado "O alegado deficit democrático europeu sob o prisma da atual crise da democracia liberal".
Este prémio visa distinguir trabalhos na área do Direito da União Europeia que contribuam para um aprofundamento da cidadania europeia. Trata-se de uma parceria entre a Universidade de Lisboa, o Grupo Aliança Progressista dos Socialistas & Democratas no Parlamento Europeu e a Universidade Católica Portuguesa, sendo atribuído anualmente em duas categorias: Formação (distingue trabalhos realizados por estudantes inscritos em qualquer instituição de ensino superior portuguesa) e Investigação (distingue trabalhos realizados por licenciados ou pós-graduados em qualquer instituição de ensino superior portuguesa).
Na categoria Investigação, o júri entendeu distinguir o trabalho de Filipe de Vasconcelos Avelino Santos Fernandes pelo trabalho intitulado "O princípio da capacidade contributiva como princípio geral de Direito Europeu? The long and winding road...".
A cerimónia pública de entrega do Prémio Professor António de Sousa Franco 2020 realiza-se no dia 21 de setembro de 2020 na Reitoria da Universidade de Lisboa.
Para mais informações consultar:
- https://www.ulisboa.pt/noticia/premio-professor-antonio-de-sousa-franco-2020
- https://www.ulisboa.pt/evento/entrega-do-premio-professor-sousa-franco-edicao-2020