No passado mês de julho de 2017, foi aprovado um Projeto Jean Monnet subordinado ao tema "EU Digital Single Market as a political calling: interoperability as the way forward", cujo acrónimo é "INTEROP".
O projeto, a desenvolver no âmbito da Cátedra Jean Monnet - de que é titular a Professora Alessandra Silveira, Diretora do CEDU (Centro de Estudos em Direito da União Europeia) - será levado a efeito por uma equipa de investigadores deste mesmo Centro: na qualidade de coordenadora, a Professora Alessandra Silveira; na qualidade de responsável pela componente científica, a Professora Joana Covelo de Abreu e, ainda, pelos Professores Pedro Froufe e Sophie Perez.
O projeto terá a duração de 24 meses e foi selecionado entre 1177 candidaturas apresentadas à EACEA (Educational, Audiovisual and Culture Executive Agency), tendo recebido a classificação de 91 pontos em 100 possíveis. No critério "qualidade da equipa" obteve 24,5 em 25 pontos.
O projeto tem como fundamento o estudo do Mercado Único Digital como interesse público primário firmado para a União Europeia e pretende testar, num primeiro momento, o estado da arte relativamente à implementação de soluções de interoperabilidade administrativa para, num momento subsequente, testar novas formas de interoperabilidade, atendendo, nomeadamente, à sua componente material, jusfundamental e judiciária, tendo por referência os processos simplificados de cobrança de créditos a serem desenvolvidos no seio do Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça da União Europeia.