Universidade do MinhoEscola de Direito    
 
  Universidade do Minho
http://www.cedu.direito.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 
voltar 
  
INTEROP - Ciclo de seminários "Sustentabilidade e Digitalização: Direitos Fundamentais e Políticas Públicas"
 

No âmbito do projeto Jean Monnet INTEROP - "EU Digital Single Market as a political calling: interoperability as the way forward", decorreu entre os dias 22 e 23 de março de 2018, na Casa do Conhecimento da UMinho, um ciclo de seminários subordinado ao tema da "Sustentabilidade e Digitalização: Direitos Fundamentais e Políticas Públicas", realizado em parceria com investigadores da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil. 

O projeto INTEROP é desenvolvido por Alessandra Silveira, Pedro Froufe, Joana Abreu e Sophie Perez (investigadores do CEDU - Centro de Estudos em Direito da União Europeia) e tem em vista, entre outros objetivos, discutir com os policy makers europeus o sentido a ser traçado para o Mercado Único Digital, quais as suas potencialidades e fragilidades e, bem assim, o que esperar quanto à sua consecução e respetivo impacto no contexto dos Estados-Membros. Mais especificamente, pretende testar o âmbito da interoperabilidade nos mais variados domínios e a sua operatividade.

A partir do mote da sustentabilidade tecnológica, foram debatidos os seguintes temas: "Gestão pública sustentável e participação social", "Sustentabilidade económica, social e ambiental: das políticas públicas à judicialização", bem como "Relações públicas e privadas na era digital - dimensões políticas e jurídicas".

Durante o referido ciclo de seminários - especialmente vocacionado para os alunos do Mestrado em Direito da União Europeia da UMinho que mantém um protocolo de dupla titulação com a UNISC - foi publicado o "E-book Workshop CEDU/UNISC 2016 - Interjusfundamentalidade, internormatividade e interjurisdicionalidade".

E-book Workshop CEDU/UNISC

O ciclo de seminários foi transmitido por videoconferência para o Brasil, a fim de potenciar os resultados do projeto INTEROP e dar visibilidade à Casa do Conhecimento da UMinho.







 
voltar 
  © 2021, Universidade do Minho