Foi publicada a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (CDFUE) Comentada, coordenada por Alessandra Silveira e Mariana Canotilho. Esta iniciativa do CEDU, pioneira no mercado editorial de língua portuguesa, contou com a colaboração de 58 Autores. Para prosseguir tal desígnio, e seguindo a mais recomendável experiência comparada, as Coordenadoras decidiram partilhar o encargo com vários Comentaristas de reconhecido saber científico (com várias idades, inclinações e mundividências), a fim de que o resultado pudesse reproduzir a diversidade (intersubjetiva e intergeracional) do projeto europeu no qual estamos inseridos. Assim, tendo em conta a solução adotada, cada Autor é integralmente responsável pelo conteúdo do seu comentário, sendo a continuidade discursiva garantida apenas pela própria organização temática da CDFUE, e pela harmonização editorial dos comentários. A escolha dos Autores recaiu sobre cultores do direito da União Europeia ou especialistas em domínios materiais do direito da União relacionados com o artigo em comento, além de reputados peritos em direitos fundamentais, ainda que menos ambientados com as lides do direito da integração. Num contexto de interconstitucionalidade como é aquele no qual se tutelam os direitos fundamentais da União Europeia, tem necessariamente de haver espaço para todas as sensibilidades.
Augura-se que esta publicação da CDFUE Comentada se converta numa ferramenta de apoio aos operadores jurídicos portugueses (diariamente confrontados com a aplicação de normas europeias e normas nacionais que as executam) e numa fonte de inspiração para o amplo universo de intérpretes do direito constitucional da União (no qual estamos todos integrados). Estando acostumados com a completude dos direitos fundamentais previstos na Constituição da República Portuguesa, os operadores jurídicos portugueses ainda não se familiarizaram com a existência de um catálogo de competências da União Europeia e de um catálogo de direitos fundamentais que regem o seu exercício - ainda que através da atuação dos Estados-Membros. De qualquer forma, as questões que envolvam direitos fundamentais protegidos pela União Europeia devem ser compreendidas e resolvidas à luz da CDFUE - que finalmente possui uma edição comentada em língua portuguesa .
OS COMENTARISTAS
ALESSANDRA SILVEIRA ALEXANDRA ARAGAO ANA RITA GIL ANABELA MIRANDA RODRIGUES ANDRE PITON ANTONIO ARAUJO ANTONIO MANUEL HESPANHA CARLOS PAMPLONA CORTE-REAL CATARINA GOUVEIA ALVES CATARINA SAMPAIO VENTURA CATARINA SARMENTO E CASTRO CLAUDIA VIANA CRISTINA GORTAZAR DANILO ZOLO EMILIANO GARCIA COSO FERNANDO DE GRAVATO MORAIS FILIPE GUERRA FLAVIA NORVERSA LOUREIRO FRANCISCO PEREIRA COUTINHO GONCALO SARAIVA MATIAS HELENA PEREIRA DE MELO J. CUNHA RODRIGUES JOANA NUNES VICENTE JOANA RITA COVELO DE ABREU JOAO LEAL AMADO JOAO NUNO CALVAO DA SILVA JOAQUIM FREITAS DA ROCHA JORGE LEITE JOSE CARAMELO GOMES JOSE JOAO ABRANTES JOSE LUIS DA CRUZ VILACA JOSE SILVA PEREIRA JULIO MANUEL VIEIRA GOMES LUIS COUTO GONCALVES LUIS MENESES DO VALE MARGARIDA SANTOS MARIA ANA FERRAZ MARIA DO ROSARIO PALMA RAMALHO MARIA JOSE RANGEL DE MESQUITA MARIA LUISA DUARTE MARIA MIGUEL CARVALHO MARIANA CANOTILHO MARIANA SOUSA E ALVIM MARIO MONTE MILENA SILVA ROUXINOL NUNO PIÇARRA PATRICIA JERONIMO PAULA TAVORA VITOR PAULO RANGEL PEDRO MIGUEL FREITAS PEDRO MADEIRA FROUFE RICARDO LEITE PINTO RITA CANAS DA SILVA ROSA CANDIDO MARTINS SOPHIE PEREZ FERNANDES TERESA COELHO MOREIRA TERESA FREIXES VITAL MOREIRA |