No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2019, o CEDU-JusGov associou-se aos doutorandos em Estudos Culturais do Instituto de Ciências Sociais e do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho na promoção da iniciativa "Santuário do Bom Jesus do Monte: Visões Transversais", enquadrada na temática "Artes, Património e Lazer". No ano em que o conjunto arquitetónico e paisagístico do Santuário do Bom Jesus do Monte passou a integrar a lista da UNESCO como Património da Humanidade, importa discutir acerca das implicações de tal distinção, no sentido de dinamizar o seu caráter material e imaterial, bem como aferir das formas de fruição e salvaguarda.
No dia 10 de outubro de 2019, das 14h00 às 17h30, na Casa do Conhecimento do Campus de Gualtar (espaço lounge da Biblioteca Geral da UMinho), realiza-se um workshop seguido de uma exposição multimédia de fotografias (entrada livre mas sujeita a inscrição prévia: jp2019bomjesus@gmail.com). No dia 12 de outubro pelas 10h30 realiza-se uma visita guiada ao Santuário de Bom Jesus de Braga com encontro no local pelas 10h00.
Intervenientes: Carla Queirós (ESE/PP), Albertino Gonçalves (ICS/UMinho), António Ponte (DRCN), Miguel Bandeira (CMB) e Varito Pereira (Confraria do Bom Jesus do Monte).
Moderadores/comentadores: Alessandra Silveira (EDUM/UMinho) e Carlos Pazos-Justo (ILCH/UMinho).
Organização: Rosa Cabecinhas (Direção do Curso de Doutoramento em Estudos Culturais, UMinho) e Maria João Moreira (Comissão Organizadora dos Doutorandos em Estudos Culturais, UMinho).
|