A Assembleia da República Portuguesa elegeu Mariana Canotilho como a nova juíza do Tribunal Constitucional. A Investigadora é Membro Colaborador do Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU) da UMinho desde a sua criação em 2010, tendo participado ativamente em todas as atividades e publicações de referência organizadas pelo referido Centro. É atualmente membro da equipa editorial de UNIO - EU law Journal e do blog oficial que lhe é associado - Thinking & Debating Europe.
Mariana Canotilho é docente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e na Escola de Direito da UMinho - onde tem lecionado, desde a sua criação, no Mestrado em Direito da União Europeia. Desempenhou, até a sua eleição para juíza do Tribunal Constitucional, funções de assessora no gabinete do Presidente daquele Tribunal. Desenvolveu estudos de mestrado e doutoramento no âmbito do direito constitucional da União Europeia, sendo distinguida em 2011 com o Prémio Jacques Delors. Em 2017 concluiu doutoramento na Universidade de Granada com a tese intitulada "El principio de igualdad en el derecho constitucional europeo".
A Direção do CEDU congratula-se com a distinção de uma das suas mais reconhecidas Investigadoras, desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais na nova fase que se inicia.
|