No próximo dia 8 de outubro, no Luxemburgo, assume funções como Juiz (português) no Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), o Professor Doutor Nuno Piçarra (Universidade Nova de Lisboa), Membro Colaborador do Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU) da UMinho desde a sua criação em 2010, tendo participado ativamente em todas as atividades e publicações de referência organizadas pelo referido Centro. O gabinete do futuro Juiz português no TJUE será integrado, na qualidade de Referendária, pela Professora Doutora Sophie Perez Fernandes, Docente da Escola de Direito e Investigadora Doutorada do CEDU-JusGov da UMinho.
Sophie Perez é Licenciada, Mestre e Doutora em Direito pela EDUM. Desenvolveu os seus estudos no âmbito do Direito da União Europeia com reconhecido mérito nacional e internacional, tendo sido distinguida, por duas vezes, com o Prémio Jacques Delors (Melhor Estudo Académico sobre Temas Comunitários), bem como com o Prémio Sousa Franco e Prémio Pitta e Cunha, entre outros. Integra atualmente a equipa do projeto Jean Monnet INTEROP "EU Digital Single Market as a political calling: interoperability as the way forward" e o Editorial Board de UNIO - EU Law Journal e do blog oficial que lhe é associado (Thinking & Debating Europe).
A Direção do CEDU congratula-se com a distinção, pelas instituições europeias, de dois dos seus mais reconhecidos Investigadores, desejando-lhes as maiores felicidades pessoais e profissionais na nova fase que se inicia.
Uma palavra de reconhecimento do CEDU é também devida ao Juiz cessante, Professor Doutor José Luís da Cruz Vilaça, bracarense e entusiasta da investigação em Direito da União Europeia realizada na UMinho, que durante os seis anos do seu mandato correspondeu, generosamente, a todas as solicitações que lhe foram dirigidas.
|