Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Home
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
  
4.ª Edição do PARLAMENTELSIUM alia-se à iniciativa de sensibilização ao voto para as eleições europeias de 2019 - Auditório B1 do Edifício 2 da UM
 

Realizou-se no passado dia 23 de novembro de 2018 a 4.ª edição do "Parlamentelsium - Simulação de Sessão do Parlamento Europeu", no Anfiteatro B1 do Edifício 2 do Campus de Gualtar da Universidade do Minho, promovido pela ELSA-UMinho e com o apoio do Gabinete de Comunicação do Parlamento Europeu em Portugal.  

A atividade contou, nesta edição, com uma sessão inaugural dedicada à campanha de sensibilização "destavezeuvoto.eu", a fim de sensibilizar os cidadãos europeus a exercerem o seu direito de voto nas eleições europeias de maio de 2019 e, bem assim, a combater o abstencionismo que lhes tem sido característico.

A atividade contou com o apoio científico do CEDU - JusGov.

Na 4.ª Edição, no Parlamentelsium discutiu-se a proposta legislativa da Comissão Europeia tendente à revisão do Regulamento n.º 45/2001, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais pelas instituições, órgãos e organismos da União Europeia.

A competição visa a apreensão, pelos concorrentes, de como se processa a intervenção, no procedimento legislativo ordinário, do Parlamento Europeu, que, conjuntamente com o Conselho, atua na fase de discussão e sedimentação da proposta legislativa apresentada pela Comissão. Neste contexto, há que ter em conta a existência de grupos políticos europeus (redesenhados pela Coordenadora Científica para que as diferenças sejam mais percetíveis aos participantes) e quais as sensibilidades que cada um tem relativamente à temática em análise. Para o efeito, as candidaturas foram submetidas pela apresentação de alegações escritas, assumindo a posição expectável de uma das famílias políticas europeias e as semi-final e final pautaram-se pela intervenção na veste de uma família política sorteada.

A coordenação científica da atividade ficou novamente a cargo da Prof. Doutora Joana Covelo de Abreu, membro integrado do CEDU - Jus-Gov. A atividade contou com a presença dos Eurodeputados, Dr. Manuel dos Santos, Eng. José Manuel Fernandes e Dra. Marisa Matias, assim como os docentes de direito da União Europeia, Prof. Doutora Alessandra Silveira (titular da Cátedra Jean Monnet) e Prof. Doutor Pedro Froufe. A sessão de abertura contou com as intervenções da Prof. Doutora Cristina Dias, Vice-Presidente da EDUM, Prof. Doutora Patrícia Jerónimo, Diretora do Jus-Gov e Dr. Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete de Comunicação do PE em Portugal.  A atividade contou ainda com as intervenções dos Presidentes da ELSA-UMinho, da ELSA Portugal e da AAUM.

Esta atividade inseriu-se também na prossecução dos objetivos do projeto Jean Monnet INTEROP, na sua vertente de promoção a articulação entre os policy makers e a comunidade académica e o público em geral, no âmbito das competências digitais.

 
voltar 
 
  © 2021 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CEDU Símbolo de Acessibilidade na Web D.