O Prémio Jacques Delors 2014 foi atribuído à FILIPA DA SILVA FERNANDES por um trabalho baseado na sua dissertação de Mestrado em Direito da União Europeia (Escola de Direito da Universidade do Minho) intitulado "O direito fundamental à ação e suas implicações no contencioso da União Europeia pós Tratado de Lisboa - por um «mecanismo europeu de resgate» dos direitos dos particulares". A premiada é Membro Colaborador do Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU) e o trabalho já havia sido distinguido com o Prémio Europeu António de Sousa Franco 2013.
É a quarta vez consecutiva que um membro do CEDU é distinguido no âmbito do Prémio Jacques Delors, tendo sido premiados, em anteriores edições, os investigadores Mariana Canotilho (2011), Sophie Perez Fernandes (2012), e José Cabrita Vieira Cunha (2013). Todos os trabalhos premiados estão disponíveis no site do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (DGAE - Ministérios dos Negócios Estrangeiros).
A cerimónia de atribuição do Prémio Jacques Delors 2013 e 2014 decorreu no dia 3 de julho de 2015, das 11H00 às 13H00, na Reitoria da Universidade de Lisboa - e a direção do CEDU, na impossibilidade de comparecer ao evento, designou como seu representante, para fins de apresentação da obra, o Senhor Deputado à AR, Prof. Doutor Carlos Abreu Amorim, docente do Mestrado em Direito da União Europeia da EDUM.
Os resultados da edição de 2014 podem ser conferidos em http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe?p_cot_id=8875
Na sua reunião de 9 de julho de 2015, a Câmara Municipal de Guimarães aprovou, por unanimidade, um "Voto de Louvor" à Filipa Fernandes, pela atribuição do Prémio Jacques Delors 2014. Da ata daquela reunião consta o seguinte excerto (cfr. documento anexo): Voto de Louvor - CM Guimarães.pdf |